PREFEITURA MUNICIPAL DE ITAPIRATINS CELEBRA A SEMANA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE.

Dia 07/06/2021

PREFEITURA MUNICIPAL DE ITAPIRATINS CELEBRA A SEMANA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE

NOTICIA

Em comemoração à Semana do Meio Ambiente, a Prefeitura Municipal de Itapiratins, em conjunto com a Secretaria de Produção e Meio Ambiente e Defesa Civil Municipal, realizou a SEMANA MUNICIPAL DO MEIO AMBIENTE DE ITAPIRATINS – TO entre os dias 31/05 a 05/06/2021.

A Semana Municipal do Meio Ambiente de Itapiratins – TO teve como objetivo desenvolver ações de preservação e conservação do meio ambiente e conscientizar a comunidade local sobre a importância de preservação do mesmo, assim como incentivar a adoção de práticas sustentáveis no nosso dia a dia.

Para dar início nas ações da Semana do Meio Ambiente, foi realizado no dia 31/05 o lançamento da Campanha Queimada Urbana e Rural é Crime. A ação foi realizada através de carro de som que percorreu a zona urbana do município e divulgou frases educativas ambientais sobre queimadas, alertando a comunidade local sobre os malefícios que as queimadas podem trazer para o meio ambiente e a saúde da comunidade local.

Ainda no dia 31/05, foi feito o lançamento da Campanha de Recolhimento de Lixo Eletrônico, onde a Secretaria de Assistência Social, junto à Secretaria de Produção e Meio Ambiente realizaram a instalação dos Pontos de Entrega Voluntária - PEV’s de Lixo Eletrônico, sendo instaladas em alguns pontos da cidade, dentre eles o CRAS, a Prefeitura Municipal e algumas Escolas Municipais.

A coleta seletiva do lixo eletrônico é fundamental para que seja feito o descarte ambientalmente correto do mesmo, reduzindo assim, a poluição do solo, dos lençóis freáticos e do meio ambiente como um todo e foi pensando nisso que a Secretaria de Assistência Social e Secretaria de Produção e Meio Ambiente deram início a Campanha de Recolhimento de Lixos Eletrônicos.

Dentre os resíduos passiveis de serem coletados durante a Campanha, tem-se calculadoras, brinquedos eletrônicos, videogames, celulares, vídeo cassete e DVD, carregadores, equipamentos de informática em geral, entre outros.

No dia 01/06, a Secretaria de Assistência Social, junto à Secretaria de Produção e Meio Ambiente realizou um plantio de mudas de espécies nativas do cerrado, dentre elas, acerola, laranja, mamão, abobora, melancia e ameixa.

O Plantio de mudas foi realizado atrás da Secretaria de Obras e contou com a participação de alguns alunos do ensino fundamental do município, incentivando os alunos e a comunidade local a adotar práticas como essa, uma vez que o plantio de mudas é uma das alternativas mais simples e benéficas para reverter os impactos ambientais já causados pelo homem na natureza.

O plantio de mudas aconteceu em dois horários, dividindo os alunos em duas turmas, com o objetivo de evitar aglomeração durante a pandemia da COVID-19. Sendo assim, a primeira turma realizou o plantio por volta das 08:00 horas da manhã e a segunda turma realizou o plantio por volta das 16:00 horas da tarde.

Para finalizar as ações da Semana do Meio Ambiente, a equipe do meio ambiente realizou no dia 02/06 a distribuição de panfletos voltados para queimadas em alguns pontos da cidade, dentre eles, Secretaria de Esportes, Órgãos municipais e estaduais localizados no município, dando continuidade na Campanha Queimada Urbana e Rural é Crime.

Com a aproximação do período de estiagem, as ações voltadas para a Prevenção e Combate a Queimadas estão sendo redobradas e a participação da população nessas ações é de suma importância, pois se cada um fizer o seu papel e evitar atear fogo, os focos de incêndios serão menores.

Por isso, faça sua parte e ajude a preservar o meio ambiente, pois cuidar do meio ambiente é um dever de todos!!!