Assinatura do Termo de Cooperação CEPDEC com Governo do Tocantins e Corpo de Bombeiros e Defesa Civil e Prefeitura Municipal de Itapiratins TO.

Dia 26/04/2021

No dia vinte e três de abril do ano de dois mil e vinte e um, quinta-feira, foi realizada a assinatura do Termo de Cooperação-CEPDEC pelo Prefeito Municipal Sandro Rodrigues de Souza. O referido termo é celebrado entre o Estado do Tocantins, por intermédio do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Tocantins- CBMTO/Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil – CEPDEC, e a Prefeitura Municipal de Itapiratins, com vigência até 31 de dezembro de 2021.

O objetivo desta assinatura corresponde a integração de esforços e cooperação mútua entre as partes, para a realização da Capacitação, Treinamento, Formação e Certificação de Brigadas Florestais, para atuar na prevenção e no combate às queimadas no ano de 2021.

Atualmente, o município de Itapiratins – TO possui o Protocolo Municipal de Prevenção e Controle do Uso do Fogo, o qual por todos os participantes, corresponde a um compromisso voluntário da sociedade local e é produto de diversas reuniões realizadas com o objetivo de debater os problemas relacionados ao uso do fogo e seus efeitos danosos ao meio ambiente, a saúde humana e ao desenvolvimento do município. Neste contexto, o Termo de Cooperação faz parte da Execução do Protocolo do Fogo e das medidas de proteção do Meio Ambiente.

No ano de 2020, o município de Itapiratins apresentou um percentual de redução de focos queimadas de 14,47%, de acordo com os dados do CBMTO e CEPDEC, o que evidencia maior atenção para a manutenção da Brigada Municipal. O uso do fogo é um dos maiores desafios de gestão ambiental em várias partes do mundo. Devido à complexidade das causas, da multiplicidade de consequências e diversidade das soluções, requer sinergias entre vários setores da sociedade para o seu enfrentamento.

Desta maneira, a participação da Prefeitura em momentos como este é de grande importância, pois resulta conservação do meio ambiente do Município e na redução de focos de incêndio, ações estas que refletem de maneira bastante positiva para o desenvolvimento.