03/05/2021 DIA DO SOLO E DO PAU-BRASIL

Dia 03/05/2021

TÍTULO: 03 DE MAIO - DIA DO SOLO E DO PAU-BRASIL

No dia 03 de maio é comemorado o Dia do Solo e o Dia do Pau-Brasil. Essa data tem como objetivo alertar a população sobre a importância do solo e do Pau-Brasil, assim como, a importância de preservação dos mesmos.

O pau-brasil, foi declarado oficialmente como árvore símbolo nacional em 1978, através da Lei 6.607. Esta espécie, que está em extinção, é considerada um marco na história de nosso país. O pau-brasil existia em abundância na Mata Atlântica, no entanto, com a intensa exploração dos portugueses e demais colonizadores do Brasil, a árvore começou a ficar cada vez mais escassa. Devido a isso, essa arvore recebe uma atenção especial através de sua data comemorativa, e merece ser conhecida por toda população por fazer parte da história do nosso país.

Em relação ao solo, esse corresponde a camada superficial da crosta terrestre, sendo muito importante para o desenvolvimento da vida na terra, visto que dele retiramos os alimentos necessários para nossa sobrevivência. Note que utilizamos o solo não somente para a produção da alimentação, mas também como matéria prima para diversas construções.

Além disso, o solo possui importantes funções, desde o armazenamento e escoamento e infiltração da água na superfície, sendo um componente fundamental para o desenvolvimento de diversos ecossistemas. Os solos são a base para o desenvolvimento das plantas e animais, ou seja, são base da biodiversidade e também para as atividades econômicas, principalmente o setor primário — agricultura, pecuária e extrativismo.

A degradação do solo pode ocorrer de diversas maneiras, sendo que a ação humana tem sido um importante fator de degradação. As queimadas, o desmatamento, o desenvolvimento de pastos (para animais) ou plantações e a contaminação dos recursos hídricos (água) geram diversos problemas ambientais, como a erosão, que afeta diretamente o solo, desequilibrando os ecossistemas.

Sendo assim, é necessário dar importância aos processos de manutenção e cuidado em relação aos impactos ambientais no solo, no qual se discute políticas públicas de preservação do solo e de seus recursos, por tratar-se de algo essencial à vida e ao planeta de modo geral.